Trash to Treasure – Transforming Waste into Art

Accreditation’s code: 2022-1-PT02-KA150-YOU-000106823

Project’s code: 2024-1-PT02-KA151-YOU-000199198

Trash to Treasure – Transforming Waste into Art é um projeto financiado pela Agência Nacional Portuguesa de Erasmus+, no âmbito da KA1 (Mobilidade de Jovens). 

PORQUÊ ESTE PROJETO?

Com a crescente preocupação global com as alterações climáticas e a sustentabilidade, as novas gerações devem ter competências e atitudes que promovam um futuro mais consciente e equilibrado. Através da educação não formal e da valorização da criatividade como ferramenta de transformação social, surgiu este projeto que responde aos desafios ambientais com soluções inovadoras e colaborativas. O “Trash to Treasure”, procurou transformar resíduos recolhidos localmente em peças de arte capazes de transmitir uma mensagem forte de sustentabilidade e consciência ambiental.

Durante uma semana, 29 jovens provenientes de Portugal, Estónia, Alemanha, Chipre, Itália e França reuniram-se em Fermentelos (Portugal) na UP Pateira Hotel, para participar em atividades focadas na gestão de resíduos, no consumo consciente e na poluição da água. 

Uma das ações mais marcantes foi a recolha de lixo nas ruas e nas margens da lagoa de Fermentelos, que serviu de ponto de partida para a criação de obras artísticas. Através desta experiência, os participantes não só refletiram sobre o impacto das suas escolhas diárias como também contribuíram para a sensibilização da comunidade local. Assim, o “Trash to Treasure” demonstrou que a criatividade, quando aliada à consciência ambiental, pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão, participação cívica e mudança social.

OBJETIVOS

Geral: Capacitar os jovens para serem participativos na sociedade europeia e nas suas comunidades locais sobre as alterações climáticas, promovendo uma maior sensibilização para o consumo sustentável, a poluição das águas e a gestão de resíduos.

Específicos:

  • Criar dinâmicas de empoderamento dos jovens e incentivar a participação ativa através da ENF;
  • Promover a interculturalidade e o diálogo;
  • Conscientizar as comunidades sobre a importância do combate às mudanças climáticas;
  • Promover a igualdade de acesso a oportunidades inclusivas e participativas;
  • Promover o desenvolvimento e partilha de competências e ferramentas entre as organizações participantes;
  • Divulgar os resultados e impactos sociais obtidos pelo projeto com o objetivo de replicar suas boas práticas em outros contextos sociais;
  • Fortalecer as parcerias transnacionais entre organizações que atuam no campo da juventude, inclusão social e cultura;
  • Continuar o trabalho que o DCTR tem vindo a desenvolver a nível europeu e pelo qual é entusiasta.

RESULTADOS

  • 62% reconhecem que podem ter uma voz na sociedade relativamente às alterações climáticas.
  • 92% reconhecem a importância dos projetos de Erasmus+ e a importância da União Europeia para o combate às alterações climáticas.
  • 88% mostram interesse em participar em mais projeto de Erasmus+

Alguns dos feedbacks dos participantes
Este projeto acrescentou alguma informação nova e útil?

“Sem dúvida! Depois do projeto, comecei a ter mais cuidado com a forma como lido com os resíduos. Criei um pequeno sistema de reciclagem em casa e falei com os meus colegas de casa sobre a separação do plástico, do papel e do metal.”


“Sim, comecei a reduzir os plásticos de utilização única, a reciclar mais corretamente e também participei numa limpeza da praia local com amigos.”

“Reavaliei definitivamente os meus hábitos de consumo. Lembro-me claramente do cartaz que fizemos sobre que tipo de ações diárias podemos fazer ou modificar para ter um menor impacto no ambiente.”

PARTNERS

Rakonto (France)

Associazione Echollective (Italy)

Dreaming Openly (Germany)

PlanBE (Cyprus)

Rae Youth Center (Estonia)