Trash to Treasure – Transforming Waste into Art
Accreditation’s code: 2022-1-PT02-KA150-YOU-000106823
Project’s code: 2024-1-PT02-KA151-YOU-000199198
Trash to Treasure – Transforming Waste into Art é um projeto financiado pela Agência Nacional Portuguesa de Erasmus+, no âmbito da KA1 (Mobilidade de Jovens).
〰
PORQUÊ ESTE PROJETO?
Com a crescente preocupação global com as alterações climáticas e a sustentabilidade, as novas gerações devem ter competências e atitudes que promovam um futuro mais consciente e equilibrado. Através da educação não formal e da valorização da criatividade como ferramenta de transformação social, surgiu este projeto que responde aos desafios ambientais com soluções inovadoras e colaborativas. O “Trash to Treasure”, procurou transformar resíduos recolhidos localmente em peças de arte capazes de transmitir uma mensagem forte de sustentabilidade e consciência ambiental.
Durante uma semana, 29 jovens provenientes de Portugal, Estónia, Alemanha, Chipre, Itália e França reuniram-se em Fermentelos (Portugal) na UP Pateira Hotel, para participar em atividades focadas na gestão de resíduos, no consumo consciente e na poluição da água.
Uma das ações mais marcantes foi a recolha de lixo nas ruas e nas margens da lagoa de Fermentelos, que serviu de ponto de partida para a criação de obras artísticas. Através desta experiência, os participantes não só refletiram sobre o impacto das suas escolhas diárias como também contribuíram para a sensibilização da comunidade local. Assim, o “Trash to Treasure” demonstrou que a criatividade, quando aliada à consciência ambiental, pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão, participação cívica e mudança social.


OBJETIVOS
Geral: Capacitar os jovens para serem participativos na sociedade europeia e nas suas comunidades locais sobre as alterações climáticas, promovendo uma maior sensibilização para o consumo sustentável, a poluição das águas e a gestão de resíduos.
Específicos:
- Criar dinâmicas de empoderamento dos jovens e incentivar a participação ativa através da ENF;
- Promover a interculturalidade e o diálogo;
- Conscientizar as comunidades sobre a importância do combate às mudanças climáticas;
- Promover a igualdade de acesso a oportunidades inclusivas e participativas;
- Promover o desenvolvimento e partilha de competências e ferramentas entre as organizações participantes;
- Divulgar os resultados e impactos sociais obtidos pelo projeto com o objetivo de replicar suas boas práticas em outros contextos sociais;
- Fortalecer as parcerias transnacionais entre organizações que atuam no campo da juventude, inclusão social e cultura;
- Continuar o trabalho que o DCTR tem vindo a desenvolver a nível europeu e pelo qual é entusiasta.
RESULTADOS
- 62% reconhecem que podem ter uma voz na sociedade relativamente às alterações climáticas.
- 92% reconhecem a importância dos projetos de Erasmus+ e a importância da União Europeia para o combate às alterações climáticas.
- 88% mostram interesse em participar em mais projeto de Erasmus+

Alguns dos feedbacks dos participantes
Este projeto acrescentou alguma informação nova e útil?
“Sem dúvida! Depois do projeto, comecei a ter mais cuidado com a forma como lido com os resíduos. Criei um pequeno sistema de reciclagem em casa e falei com os meus colegas de casa sobre a separação do plástico, do papel e do metal.”
“Sim, comecei a reduzir os plásticos de utilização única, a reciclar mais corretamente e também participei numa limpeza da praia local com amigos.”
“Reavaliei definitivamente os meus hábitos de consumo. Lembro-me claramente do cartaz que fizemos sobre que tipo de ações diárias podemos fazer ou modificar para ter um menor impacto no ambiente.”
〰
PARTNERS
Rakonto (France)
Associazione Echollective (Italy)
Dreaming Openly (Germany)
PlanBE (Cyprus)
Rae Youth Center (Estonia)